Ouvidoria INSS: Onde e Como Registrar Sua Reclamação ou Denúncia

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a principal autarquia que concede benefícios previdenciários aos brasileiros, como aposentadorias, auxílios e pensões. Devido à sua magnitude e à alta demanda, problemas no atendimento, atrasos na análise de benefícios ou dificuldades na comunicação podem ocorrer. Assim como qualquer grande organização, o órgão disponibiliza canais de comunicação para que os beneficiários possam fazer reclamações e denúncias de forma oficial.

Se você estiver com um problema relacionado ao INSS que não foi resolvido pelo atendimento tradicional, deve recorrer à Ouvidoria INSS. Este canal é o seu recurso final para que sua voz seja ouvida e sua insatisfação registrada oficialmente, buscando uma solução. 

Embora o 321bank se concentre em oferecer as melhores condições para o seu empréstimo INSS, compreendemos que o controle sobre o seu benefício é essencial. Por isso, preparamos este guia completo sobre o que é, para que serve e como utilizar a Ouvidoria INSS de forma eficaz.

Entendendo a Função Central da Ouvidoria INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), assim como qualquer órgão do governo federal, possui um canal dedicado para opiniões e críticas: a Ouvidoria INSS. Este setor é, em essência, o principal canal de atendimento exclusivo para opiniões dos beneficiários, sendo criado, especialmente, para tratar situações que não tenham sido resolvidas pelos meios usuais.

A Ouvidoria INSS atua como uma instância independente dentro do Instituto, voltada a avaliar críticas e apontamentos que não foram solucionados. Consequentemente, ela serve como um espaço oficial de escuta da população, onde o cidadão pode registrar insatisfações, fazer denúncias, deixar sugestões, reconhecer bons atendimentos ou até pedir informações. Dessa forma, ela contribui significativamente para dar mais transparência às ações do INSS e incentivar melhorias contínuas na prestação dos serviços à população. Lembre-se, porém, que o canal da Ouvidoria INSS é para reclamações, não para solicitar um novo benefício ou serviço.

Para segurados que entraram com o pedido de revisão e precisam fazer uma reclamação sobre o processo, é possível reclamar junto ao Conselho de Recursos do Seguro Social (CRSS), o que constitui outra via administrativa importante.

Os Canais Oficiais para Contato com a Ouvidoria INSS

Para realizar uma reclamação na Ouvidoria INSS, o cidadão pode utilizar diferentes canais: o site, o aplicativo, o telefone ou correspondência.

1. Atendimento por Telefone: O Canal 135

Para entrar em contato com a Ouvidoria INSS pelo telefone, você deve ligar para o número 135, a Central de Atendimento que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília.

Ao ser atendido pela Central 135, você deve solicitar ao atendente a transferência da ligação para o setor de ouvidoria. O atendente, então, fará o direcionamento para que você possa registrar a reclamação ou denúncia. É crucial solicitar o código da manifestação ao final da ligação, pois este código será necessário para acompanhar o andamento.

2. Atendimento Online: A Plataforma Fala.BR

O canal online é o mais utilizado e também o mais recomendado pela praticidade e agilidade. A plataforma oficial do Governo Federal, o Fala.BR, é o site correto para registrar sua manifestação.

Atenção: A Ouvidoria do INSS não disponibiliza atendimento por WhatsApp. O órgão garante que não faz a solicitação de documentos e informações pessoais por meio de aplicativos de mensagens. Portanto, use apenas os canais oficiais para evitar golpes ou fraudes.

Passo a Passo Detalhado para Registrar Sua Reclamação Online

Para fazer uma reclamação ao INSS de forma online, você deve utilizar a plataforma Fala.BR. Siga este passo a passo para registrar sua reclamação com todas as informações necessárias:

  1. Acesse o site Fala.BR do Governo Federal, que é o canal oficial.
  2. Selecione o Tipo de Manifestação: Escolha o que deseja fazer: denúncia, reclamação, sugestão, elogio, etc.
  3. Faça Login ou Continue: Faça login com sua conta Gov.br. Você também pode continuar sem se identificar, mas o login é recomendado, pois permite o acompanhamento do processo.
  4. Registre a Reclamação:
    • Selecione o órgão sobre o qual irá registrar a queixa, no caso, o INSS.
    • Em seguida, escolha o assunto que identifica melhor a queixa em questão (atraso na análise, problema no atendimento, etc.).
    • Descreva o acontecimento com o máximo de detalhes possível, incluindo: local do ocorrido, nome de pessoas envolvidas, datas e, se possível, números de protocolo de atendimento anterior.
    • Caso você possua anexos (documentos, prints de tela, etc.) que justifiquem, comprovem ou ajudem de alguma maneira a ilustrar sua reclamação, inclua-os.
  5. Revise e Conclua: Leia se todas as informações inseridas estão corretas e, finalmente, conclua o envio da reclamação.

Denúncias Anônimas e Casos Suspeitos

É totalmente possível fazer uma denúncia anônima ao INSS. O processo garante o sigilo do manifestante.

Como Fazer Denúncia na Ouvidoria INSS?

Para fazer uma denúncia anônima, siga o procedimento pelo site Fala.BR e, na etapa de identificação, escolha a opção “Denúncia anônima”. A partir daí, insira as informações solicitadas: órgão (INSS), descrição do assunto, relato, anexos comprobatórios, local do fato e nomes envolvidos no ocorrido.

É importante ressaltar que a denúncia de aposentado por invalidez, que foi identificado trabalhando, por exemplo, é válida e deve ser feita diretamente ao órgão. Para denunciar casos suspeitos, você também pode ligar para a central de atendimento 135 e informar que deseja denunciar uma atividade suspeita. Todas as informações passadas são mantidas sob sigilo, o que oferece segurança ao cidadão que denuncia.

Atenção: Reclamações de Empréstimo 

É importante notar que reclamações sobre o empréstimo do INSS e o cartão de crédito são um contrato estabelecido exclusivamente entre o beneficiário e a instituição financeira contratada. Por isso, o INSS geralmente direciona essas reclamações para canais externos.

Se você tem um problema com seu empréstimo, siga estes passos:

  1. Contato com a Instituição: Primeiro, tente resolver diretamente com o banco ou instituição financeira. Se for cliente do 321bank, entre em contato com nossos canais oficiais de atendimento.
  2. Portal do Consumidor: Para registrar reclamações oficiais sobre o crédito, o INSS recomenda o Portal do Consumidor (consumidor.gov.br). Ao registrar, selecione a área “Serviços Financeiros” e o assunto “Crédito” (para beneficiários do INSS)”.
  3. Ouvidoria: Se os canais acima não funcionarem, a Ouvidoria INSS deve ser o último recurso para questões não resolvidas.

Como Acompanhar o Andamento da Sua Manifestação

Ao finalizar a sua reclamação, seja no site ou por telefone, o sistema gera um código de manifestação. Este código é crucial, pois libera a visualização do andamento do procedimento.

Através do site do Ministério da Previdência, você consegue acompanhar o andamento da sua reclamação ou denúncia:

  1. No site, onde consta a pergunta: “Você já possui uma manifestação cadastrada na Ouvidoria?”, selecione a resposta “Sim”.
  2. Digite o código da manifestação e o código de segurança que aparece na imagem.
  3. Clique em “Pesquisar” e confira os detalhes da sua manifestação.

Com o código em mãos, você também pode solicitar o andamento através de ligação para a central de atendimento 135.

Prazo de Resposta e O Que Fazer em Caso de Demora

Para acompanhar o andamento do processo, você deve entender os status do histórico. Na aba “Histórico” do sistema da Ouvidoria INSS, você encontra a coluna “Status” que indica o que está sendo feito, com termos como “Aceita”, “Em análise” e “Concluído”.

O prazo de resposta da Ouvidoria INSS é, em média, de 30 dias corridos para responder sua reclamação, denúncia ou pedido realizado por este meio. Você pode consultar o andamento sempre que quiser.

O Que Fazer se o INSS não Responder?

Caso seu processo demore mais que o prazo legal de 30 dias, sugere-se que você busque uma orientação especializada.

Por fim, lembre-se que, enquanto lida com questões previdenciárias, se precisar de crédito rápido e seguro, o 321bank é confiável e a sua escolha inteligente. Oferecemos as melhores condições no empréstimo INSS, proporcionando a liquidez necessária para suas emergências financeiras com as menores taxas do mercado comparado à outros tipos de créditos.