INSS: extrato de benefícios com correção já pode ser consultado
Os indivíduos que recebem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agora têm a opção de verificar o extrato de seus benefícios, incluindo os ajustes relacionados ao aumento do salário mínimo e à correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Conforme informado pelo instituto em comunicado, os créditos destinados aos beneficiários que recebem até um salário mínimo serão depositados entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Cerca de 26 milhões de beneficiários experimentarão um reajuste de 6,97% em seus pagamentos.
Aqueles que têm rendimentos acima de R$ 1.412, equivalente ao salário mínimo nacional, terão seus pagamentos processados a partir de 1º de fevereiro. Este grupo, composto por um pouco mais de 13 milhões de indivíduos, experimentará um aumento de 3,71%.
No caso dos segurados que recebem valores superiores ao salário mínimo e iniciaram o recebimento do benefício em 2023, os montantes serão ajustados proporcionalmente ao mês de concessão. Isso significa que as alterações variam de 0,55%, para aqueles que começaram a receber em dezembro, até o percentual total de 3,71%, para os beneficiários que tiveram início em janeiro de 2023.
A verificação do extrato e a obtenção da data de pagamento podem ser realizadas tanto pelo site ou aplicativo Meu INSS quanto pela Central 135. O suporte por telefone está acessível de segunda a sábado, entre 7h e 22h.
Importância do INSS
O INSS, ou Instituto Nacional do Seguro Social, é uma autarquia federal brasileira vinculada ao Ministério da Economia. Sua principal função é gerenciar e executar a Previdência Social no país.
A Previdência Social constitui um sistema que busca assegurar a proteção social aos trabalhadores e seus dependentes, proporcionando benefícios como aposentadorias, pensões por morte, auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros. As fontes de financiamento da Previdência Social derivam das contribuições dos trabalhadores, empregadores e outras fontes, sendo obrigatórias para aqueles que estão inseridos no mercado de trabalho. O INSS desempenha o papel crucial de gerenciar tais contribuições, processar solicitações de benefícios e efetuar os pagamentos aos beneficiários.
• Avanços no INSS: Concessão de Benefícios Agora Atinge Marca de 47 Dias
Benefícios assistenciais
Para além dos benefícios previdenciários, o INSS desempenha um papel na concessão de benefícios assistenciais, tais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Este é direcionado a pessoas com deficiência e idosos em circunstâncias de vulnerabilidade socioeconômica.
O BPC é um benefício no valor de um salário mínimo mensal e é pago a pessoas com deficiência que comprovem não possuir meios de prover a própria subsistência e de tê-la provida por sua família. Também é pago a idosos com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria subsistência e de tê-la provida por sua família.
O INSS desempenha um papel fundamental na seguridade social brasileira, contribuindo para a garantia de direitos e o amparo financeiro a indivíduos em diferentes situações ao longo da vida.
O reajuste dos benefícios do INSS é uma medida importante para garantir que os beneficiários tenham um poder de compra adequado para suas necessidades. O aumento do salário mínimo, em especial, é um ganho significativo para os trabalhadores que recebem até esse valor.
• Projeto Inovador Facilita Aposentadoria por Idade para Mães Brasileiras
A consulta do extrato de benefícios é uma importante ferramenta para que os beneficiários possam acompanhar os valores e as datas de pagamento de seus benefícios. O acesso a essa informação pode ser realizado de forma fácil e rápida, por meio do site ou aplicativo Meu INSS ou da Central 135.
#INSS #REAJUSTE #BENEFICIOS